A balaiagem ou balayage (do francês, varrer) é a técnica ideal para quem quer começar a clarear os cabelos de forma discreta. Diferente dos outros procedimentos para iluminar os fios, na balaiagem as mechas não são tão finas como os reflexos e nem tão grossas como as mechas comuns.
O efeito da balaiagem é mais suave e os fios mais claros ficam apenas na parte superior da cabeça. As mechas são puxadas com um pente de dentes largos ou um pincel, dispensando ajuda da touca. A coloração começa suave perto da raiz e vai ficando mais intensa em direção às pontas, o que proporciona uma mudança gradual da cor.
Quem pode fazer balaiagem?
O resultado da balaiagem nos cabelos fica bem natural, sem aquele aspecto de mechas marcadas. Outra vantagem é que a raiz com a cor natural dos fios fica menos aparente conforme os fios vão crescendo.
Por isso, loiras, morenas e ruivas podem apostar na técnica para mudar de visual, só é preciso ter cuidado para acertar no tom das mechas. Para não ter erro, é só seguir algumas dicas.
Balaiagem para loiras
A balaiagem para loiras traz luminosidade às madeixas e quem já tem fios claros pode usar a técnica para destacar a cor do cabelo. As loiras de pele bem clarinha combinam com tons de loiro mais acinzentados. Já pra as loiras de pele mais dourada, o ideal é usar tons de mel, marrom ou marrom dourado.
Balaiagem para morenas
A dica para as morenas é ter cautela na escolha das tonalidades e combinar a cor das mechas com a pele e o cabelo. As morenas com pele clara, por exemplo, podem usar cabelo castanho escuro, preto, loiro acinzentado e até vermelho. A balaiagem para morenas de pele dourada pede tons avermelhados, tons de loiro acobreado ou dourado. Mulatas e negras combinam com castanhos e avermelhados.
Balaiagem para ruivas
Quem tem fios avermelhados também podem fazer balaiagem nos fios. Na balaiagem para ruivas, o ideal é usar o marrom em qualquer tonalidade, desde laranja até dourado.
Manutenção da balaiagem
Assim como em outro processo que usa tintura de cabelo, depois da balaiagem os fios ficam danificados, por isso é preciso fazer uma boa hidratação nas madeixas regularmente. Outra dica de manutenção da balaiagem é usar um xampu tonalizante para prevenir o desbotamento e realçar o efeito por mais tempo. Depois de oito semanas ou assim que a raiz começar a ficar muito aparente, volte ao salão para fazer o retoque.