Obrigada pela visita! Hoje é

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Drenagem Linfática Manual



Drenagem linfática manual se define por uma técnica específica de terapia manual caracterizada por movimentos rítmicos, precisos e direcionados para regiões específicas do corpo humano, com o principal objetivo de favorecer a absorção de líquidos e macro moléculas que se encontram no espaço extra-vascular ou espaço intersticial.

A técnica apresenta indicação na área estética, tendo também grande importância na área médica. Podemos aplicar a técnica de drenagem linfática para reduzir o edema (inchaço) das gestantes, nos pacientes que apresentam alterações vasculares auxiliando na circulação, assim como em pacientes submetidos a cirurgias plásticas, favorecendo sua recuperação.

Porém, sua maior indicação hoje está voltada à estética, com o objetivo maior de promover um corpo com contornos definidos e atraentes. Não é a toa que todas as clínicas de estética incluem em seus “pacotes de tratamento” sessões de Drenagem linfática.

Ela promove uma redução das medidas corporais, uma vez que a técnica diminui a retenção hídrica, que a maioria das mulheres apresenta, principalmente no período pré-menstrual. Mulheres em menopausa, que fazem reposição hormonal, também podem apresentar-se inchadas, e desta forma, se beneficiar com sessões de drenagem.

Além disso, a técnica se torna uma importante aliada no tratamento de redução de celulite, uma vez que atua na eliminação do líquido acumulado nas regiões celulíticas (frequentemente coxas e glúteos), favorecendo o aumento da circulação local com conseqüente melhora das trocas metabólicas entre os tecidos e capilares, melhorando o aspecto da pele.

Porém, os maiores benefícios da drenagem, que abrangem pontos mais importantes, relacionados à saúde, poucas fontes descrevem.

Tais como:
Diminuição do estresse através dos movimentos suaves, rítmicos e precisos: essas manipulações exercem um efeito relaxante e sedante nos músculos que se encontram tensos promovendo uma sensação de bem estar;

Melhora o automatismo das fibras musculares lisas: por exemplo, auxilia no peristaltismo intestinal, favorecendo as pessoas que têm dificuldade no funcionamento diário do intestino;

Ainda que não haja comprovação científica, acredita-se que com a drenagem linfática manual melhoramos a resposta defensivo-imunitária das zonas tratadas, baseando-se em resultados clínicos; os gânglios linfáticos são órgãos que têm grande importância na produção de células de defesa.

Além disso, melhora nossa percepção corporal, já que estamos constantemente nos avaliando junto ao espelho e junto ao profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário